Páginas

quarta-feira, 24 de março de 2010

Não! Esse preconceito não acabará!

Bom, há algum tempo atrás eu escrevi aqui no blog sobre as 'mulheres que gostam/entendem (ou não) de futebol'. Quero pedir a permissão de vocês para retornar a este assunto.

Ao longo dos meus 3 (poucos, mas intensos) anos de trabalho na Radio Fluminense acompanhando os jogos da Segundona e até mesmo da primeira do Carioca e alguns do Brasileiro, reparei diversas coisas.

Primeiro: é incrível como o número de mulheres no futebol vem crescendo (o que pode ser bom ou não) e segundo: não importa o que nós mulheres façamos, o preconceito não acabará.

Reparei que de duas, uma: ou você recebe uma cantada e 'dá o fora' e é mal vista, taxada de grossa e ignorante ou você 'dá o fora' delicadamente e é vista como uma provável Maria-Chuteira.

(Claro que eu não citei os casos de moças que realmente 'dão mole' pra quem as cantas, afinal, no meio do futebol eu nunca passei por isso. Entendam: não misturo trabalho com o mundo pessoal, eu tô ali pra trabalhar ou pra ver meu time em campo).

Não importa o que você diga, o que você faça, o que você pense, como você haja, como se vista, não importa NADA, quando você convive no meio do futebol terão sempre pessoas te 'cantando' ou falando mal de você pelas costas.

Confesso que dá um desânimo enorme passar pro essas coisas. Direitos iguais entre homens e mulheres no futebol? NÃO HÁ. E que me perdoem os esperançosos: isso não irá mudar.

Sempre falando o que vejo como repórter a amante do bom futebol!