Páginas

terça-feira, 6 de julho de 2010

Patriotismo [2]

Perdão pela demora do artigo, o intuito era escrever um após o outro, mas por problemas tecnicos, entre outros, demorei 1 mÊs pra escrevê-lo


Mas em contra-partida, escreverei 2 artigos hoje (vou tentar, prometo!).


É íncrivel e de certa forma lindo, ver a paixão do Brasileiro por sua seleção. Percebam que escrevi SELEÇÃO e não país. Perdoem-me se cometer o equívoco e cair nos mesmos argumentos do texto anterior, mas a cada dia que passa, vejo que o amor pelo 'Brasil' se restringe, cada vez mais, ao futebol.

Mas nada de críticas neste post. (Prometo -tô sempre prometendo ne?- que tentarei! -e tentando também-)

Por muitas vezes, noto que os jogadores que vão à Copa não sabem a dimensão que isto é. Não só por representar o Brasil, mas por mexer com os sentimentos de milhões de pessoas que páram (literalmente) suas vidas durante 90 minutos para acompanhar o Brasil jogar.

Há tanta paixão, tanto sofrimento, alegria, sentimento envolvendo uma Copa do Mundo, ou melhor, falando de nossa realidade, um jogo da seleção Brasileira.

É tão mágico ver que até pessoas que não gostam/não entendem de futebol assistam aos jogos do Brasil na Copa, é tão impressionate ver como o futebol mexe com a vida de todos. Às vezes, infelizmente, este é o único momento de alegria em meio a uma vida tão sofrida que os Brasileiros levam.

É emocionate ver que apenas 11 jogadores podem dar uma imensa alegria a esta imensa nação. É algo belo, fora do comum, incomparável e imensurável tais dimensões dos efeitos que o futebol causa. E esta euforia ou frustração (como ocorreu nas duas últimas Copas) só o futebol pode proporcionar, ou outro esporte tem tanta mobilização social? Volei? F1? Handball? Basquete? Tênis? Nada disso ne?!

Futebol é futebol, não precisa de definições. Quem é apaixonado por ele sabe do que eu falo, é uma paixão sem explicações, quando um país inteiro se une na mesma torcida, a proporção é maior ainda, afinal de contas somos Brasileiros (você querendo ou não, tem que aceitar este fato! rs) e nossa seleção é nosso maior motivo de orgulho (pra ver nossa situação...).

Em 2014 será melhor ainda, tudo muito, muito, muito mais à flor da pele com a Copa aqui no Brasil. Espero poder ver isso de pertinho.

(E no artigo inaugural eu prometi matérias pequenas... Acho que não tô cumprindo minhas promessas.)

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Patriotismo ... [1]

... apenas na Copa do Mundo. (?)

Confesso que penso, e muito, sobre qual rumo deve tomar este artigo. O irônio, que repudia o 'falso' patriotismo / o 'patriotismo temporário' ou o modo como o Futebol Brasileiro mexe com todo um país, crianças, jovens, idosos e até mesmo quem não gosta ou não acompanha futebol.

Então vamos por partes: primeiro a crítica.

É incrível como em épocas de Copa do Mundo, podemos ver em diversos locais bandeiras e mais bandeiras do Brasil. Ruas enfeitadas, camisas da seleção canarinho espalhadas pela cidade e os mais variados artigos com as cores da seleção Brasileira.

O que me entristece é a relativa hipocrisia de muitos. Apenas em Copas do Mundo temos orgulho de sermos Brasileiros? Apenas no futebol vestimos nossa camisa e adoramos nossa pátria? E nos outros assuntos, outros aspectos?


Porque o que vemos, sempre, em qualquer época do ano é a super-valorização do estrangeiro.
Não, não levanto a bandeira da Xenofobia (longe disso) mas é tão desanimador perceber que até os BRASILEIROS dão valor exarcebado ao que vem de fora, preferem viajar para fora do Brasil, conhecem EUA, Espanha, França etc. mas nunca nem se quer conheceram as Cataratas do Iguaçu, o Cristo Redentor, as praias nordestinas e o MARACANÃ (!!!!).

É contráditório ir as ruas nessas épocas de Copa... Os Brasileiro saem do 'armário' (no bom sentido, claro!) e resgatam o espírito Brasileiro, o amor pelo país.

Mas e agora que a Copa acabou para o Brasil?

Sabe o que vai acontecer?

Um grande número de pessoas vai reclamar que o Brasil foi eliminado e SÓ reclamam porque perdem a 'folga' característica dos dias de jogos do Brasil, um número maior ainda dirá 'não estava torcendo pro Brasil mesmo' e uma pequena parcela sofrerá, uma dorzinha chata, incômoda, que não faz morrer, mas dá uma sensação de vazio por dentro.

E os jogadores? Vão bem, obrigada. Ganhando seus milhões na Europa e pouco 'se lixando' para o Brasil.

Para finalizar a matéria...
Patriotismo é o sentimento de amor e devoção à pátria, aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão). Através de atitudes de devoção para com a sua pátria, pode-se identificar um patriota. (Wikipédia)

Admito, não sou a das mais patriotas, mas de torcer contra o MEU PAÍS, como muitos por aí, por motivos que prefiro nem citar (sem brigas e discussões no blog, por favor! ) vêem fazendo é Inaceitável, em minha modesta opinião... Queria direcionar um tempo pra falar sobre eles, mas fica pro próximo artigo.

E você? Conhece alguém com bandeira do Brasil na janela que se acha patriota? ISSO é ser patriota?

... sabe cantar (e, principalmente, entender) o Hino Nacional?

Clique ou fique curioso (a): (By: gargalhando.com)
.
. Vergonha, não?
.