Esta ideia de comentar alguns destes estádios aqui no blog me veio ao conversar com meu grande amigo Leonardo Cantarelli (escrevi certo, viu?! rs), autor da belíssima frase sobre mim : "Comprometida eternamente com o Botafogo".

Bom, vamos às avaliações então... (tentarei ao máximo ser imparcial).
Começarei, portanto a avaliação do clube em que vou com maior frequencia ao estádio (e por incrível que pareça não é o Engenhão): Associação Atlética Portuguesa (Carioca).
É O MELHOR ESTÁDIO DE TODOS!! =D
Calma, calma... É brincadeira, infelizmente. Mas é um dos melhores entre os pequenos, sem dúvidas. Espero não estar sendo muito passional ao dizer isso.
Passando tanto tempo por lá, acredito que conheça grande parte dos defeitos e qualidades do estádio.
É realmente um estádio para jogos pequenos. Atualmente cabe em torno de 5.000 torcedores, mas já colocou 30.000 aproximadamente, quando em 2005 lá jogavam Botafogo e Flamengo (até este clássico foi disputado no Luso-Brasileiro com as arquibancadas tubulares, que hoje em dia não são mais aceitas).
As arquibancadas fixas que restaram são de extrema qualidade, cadeiras nas cores do clube: brancas, verdes e vermelhas. Pena que não poucas.
A quadra e a cantina também são pontos fortes do clube. Possui um estacionamento interno, mesmo que não seja enorme, pintura sempre renovada, banheiros limpos (pelo menos o que eu conheço: o feminino), com espelhos. Ah, tem chuveiro, banheiro especial para deficientes e sensor de luz.
Muitas qualidades, não é?
Bom, eu acho que serei um pouco injusta agora, pois tecerei um ponto negativo para a Lusa Carioca que não poderei avaliar em tantos estádios mais: os vestiários. Os que eu entrei não me agradaram.
Outro aspecto que não me agrada são as cabines de rádio. Hoje em dia, quando faço jogos para a rádio, no Luso-Brasileiro, a equipe fica numa espécie de terraço, coberto, mas não fechado e por isso não impede que os ventos fortes levem papéis e nos deixem morrendo de frio. Porém, do que eu não posso reclamar é do tratamento, sempre somos bem tratados, com ou sem cabine.
A localização é na Ilha do Governador, logo só há apenas 1 entrada e 1 saída do bairro, fazendo com que, em jogos maiores, haja engarrafamento. Contudo, se tem a opção das barcas.
Sinceramente, sem ser bairrista e não falando como torcedora da Portuguesa Carioca (que sou, assumidamente), é um estádio que apresenta inúmeros aspectos mais favoráveis do que desfavoráveis, visto que 2 dos 3 pontos negativos apresentados no post, não interferem na vida do torcedor: o vestiário e as cabines de rádio.
É um lugar que vou com prazer e continuarei indo mesmo que um dia largue a carreira de Repórter.
Só uma dica: quando forem ao Luso, levem casaco, o apelido 'Estádio dos ventos uivantes' não é por a caso.
Vale muito a pena conhecer o Luso-Brasileiro. Eu recomendo. (Se o jogo vai valer a pena ou não, é outra história...)
Mascote: Zebra
Fundação: 17/12/1924
Estádio: Luso-Brasileiro (FOTO) (Clique na foto para ampliar)
Site: http://portuguesacarioca-line.blogspot.com/ (Por sinal, sou eu que faço!)
Mais fotos: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=13776281935156454971&rl=t