Páginas

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

E os estádios do RJ, como vão?! #1 A.A.P.

Ah! O Engenhão, o Maracanã e São Januário (apesar de não conhecer pessoalmente) vão bem. Obrigada! Mas acredito que isso não seja novidade para ninguém. Porém não são destes estádios grandiosos e famosos a que me refiro, mas sim aos pequenos, dos times pequenos.

Esta ideia de comentar alguns destes estádios aqui no blog me veio ao conversar com meu grande amigo Leonardo Cantarelli (escrevi certo, viu?! rs), autor da belíssima frase sobre mim : "Comprometida eternamente com o Botafogo".

Ele, que mora em São Carlos - SP, sempre comenta sobre o São Carlos Futebol Clube. Mostrou-me, esses dias, uma foto do 'Luisão' (FOTO), estádio do time de sua cidade. Percebi um estádio quase de time grande e comparei com alguns campos aqui do Rio de Janeiro. O resultado não foi dos melhores para os Cariocas, pelo menos para alguns. Lembrando que o São Carlos disputa a série A3 do Paulista (o que equivale a 3ª divisão do Estadual).

Bom, vamos às avaliações então... (tentarei ao máximo ser imparcial).

Começarei, portanto a avaliação do clube em que vou com maior frequencia ao estádio (e por incrível que pareça não é o Engenhão): Associação Atlética Portuguesa (Carioca).

É O MELHOR ESTÁDIO DE TODOS!! =D

Calma, calma... É brincadeira, infelizmente. Mas é um dos melhores entre os pequenos, sem dúvidas. Espero não estar sendo muito passional ao dizer isso.

Passando tanto tempo por lá, acredito que conheça grande parte dos defeitos e qualidades do estádio.

É realmente um estádio para jogos pequenos. Atualmente cabe em torno de 5.000 torcedores, mas já colocou 30.000 aproximadamente, quando em 2005 lá jogavam Botafogo e Flamengo (até este clássico foi disputado no Luso-Brasileiro com as arquibancadas tubulares, que hoje em dia não são mais aceitas).

As arquibancadas fixas que restaram são de extrema qualidade, cadeiras nas cores do clube: brancas, verdes e vermelhas. Pena que não poucas.

A quadra e a cantina também são pontos fortes do clube. Possui um estacionamento interno, mesmo que não seja enorme, pintura sempre renovada, banheiros limpos (pelo menos o que eu conheço: o feminino), com espelhos. Ah, tem chuveiro, banheiro especial para deficientes e sensor de luz.

Muitas qualidades, não é?
Bom, eu acho que serei um pouco injusta agora, pois tecerei um ponto negativo para a Lusa Carioca que não poderei avaliar em tantos estádios mais: os vestiários. Os que eu entrei não me agradaram.

Outro aspecto que não me agrada são as cabines de rádio. Hoje em dia, quando faço jogos para a rádio, no Luso-Brasileiro, a equipe fica numa espécie de terraço, coberto, mas não fechado e por isso não impede que os ventos fortes levem papéis e nos deixem morrendo de frio. Porém, do que eu não posso reclamar é do tratamento, sempre somos bem tratados, com ou sem cabine.

A localização é na Ilha do Governador, logo só há apenas 1 entrada e 1 saída do bairro, fazendo com que, em jogos maiores, haja engarrafamento. Contudo, se tem a opção das barcas.

Sinceramente, sem ser bairrista e não falando como torcedora da Portuguesa Carioca (que sou, assumidamente), é um estádio que apresenta inúmeros aspectos mais favoráveis do que desfavoráveis, visto que 2 dos 3 pontos negativos apresentados no post, não interferem na vida do torcedor: o vestiário e as cabines de rádio.

É um lugar que vou com prazer e continuarei indo mesmo que um dia largue a carreira de Repórter.

Só uma dica: quando forem ao Luso, levem casaco, o apelido 'Estádio dos ventos uivantes' não é por a caso.

Vale muito a pena conhecer o Luso-Brasileiro. Eu recomendo. (Se o jogo vai valer a pena ou não, é outra história...)

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PORTUGUESA (Rio de Janeiro)

Mascote: Zebra

Fundação: 17/12/1924

Estádio: Luso-Brasileiro (FOTO) (Clique na foto para ampliar)

Site: http://portuguesacarioca-line.blogspot.com/ (Por sinal, sou eu que faço!)

Mais fotos: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=13776281935156454971&rl=t

Um comentário:

  1. é.. boas recordações desse estadio.. realemnte é o melhor de todos!! Lusaaa !! Rapha

    ResponderExcluir