Páginas

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

E já que essa história não muda ...


Vou dar uma paradinha na série de post ' E os estádio do RJ, como vão?!'

Mas será por uma boa causa. Eu acho!

Há um tempinho atrás, escrevi sobre o preconceito contra mulheres, que ainda existe, em pleono século XXI. (http://reporteralinefarias.blogspot.com/2010/03/nao-esse-preconceito-nao-acabara.html)

Ao que me parece, isso realmente não mudou... e pior, certas atitudes incentivam este preconceito. Atitudes, algumas vezes, involuntárias, mas que acentuam ainda mais as diferenças entre homens e mulheres no meio do futebol.

Obviamente, as diferenças existem e a forma de tratamento, entre os sexos, é distinta, mas não se pode dizer que a capacidade de realizar bem sua função só é conseguida pelos homens. A capacidade é igual, são as pessoas que evoluem, estagnam ou regridem, independentemente do seu sexo.

E o que me deixou bastante indignada, estes dias, foi uma matéria do Globo Esporte Rio ( http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1444457-7824-PARTIDA+ENTRE+ARTSUL+E+PORTUGUESA+TEM+PARTICIPACAO+ESPECIAL+DA+MUSA+DA+BANDEIRINHA,00.html ) que mostrava uma bandeirinha mulher trabalhando em um jogo.

Em minha opinião, foi vergonhosa tal matéria. O auge da falta de bom gosto (pra não dizer coisa pior) foi coincidentemente o auge da minha revolta: ao citarem a seguinte frase 'Quer saber o resultado? Não? Nem precisa ne?' (Veja o vídeo que você entenderá!)

Mas é claro que me importa o resultado. Na verdade SÓ me importa o resultado, ainda mais porque era um jogo no meu AMADO Luso Brasileiro, da minha QUERIDA Portuguesa Carioca.

Eu lá quero saber de bandeirinhas, árbitras, repórteres, torcedoras bonitas?? Eu assisto programas de esportes para ver ESPORTE. Se eles fazem tanta questão de mostrarem pessoas bonitas, porque não falam dos jogadores bonitos que têm por aí?

Não sei se todos conseguem entender onde eu quero chegar, mas basicamente me pergunto: 'Será que essa matéria do GE é mais um índice de que o futebol se restringe cada vez mais ao público masculino?' , 'Até quando as mulheres, no meio do futebol, serão vistas apenas como rostinhos e corpinhos bonitos ou como incompetentes?'

Usando a minha sinceridade costumeira: eu faço Letras, passei no vestibular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e vejo homens que falam a Língua Portuguesa no padrão não culto e tem empregos ótimos em rádios/Tvs famosas, entendem o mesmo de futebol que eu (e isso não é pouco!) tendo melhores oportunidades do que eu. Por quê? Porque são homens. Só por isso. Jornalista nem precisa mais de diploma.


É fato que temos meninas que não entendem nada de futebol mesmo, temos as marias-chuteiras, mas as esqueçamos. Têm moças que vão a estádios para ver bom futebol, torcer e/ou trabalhar. Eu faço essas 3 coisas, mas principalmente na última, os homens que são reconhecidos e aceitos pela sociedade. Mulher trabalhando no meio do futebol? Um absurdo, para a socidade que se diz moderna!

Mas então, fica a dica pro pessoa do GE: neste mesmo dia que eles fizeram tal matéria (eu estava no Luso!!), tinham belos jogadores em campos, até mesmo na Portuguesa Carioca, por que não os entrevistaram?

Vamos lá então, meninas.

Já que o GE não mostra, eu mostro! Próximo post mostro tudo que o GE não mostrou naquele dia, mas que tá espalhado pelos gramados do mundo.

Colocarei na próxima matéria pra que esta não fique muito grande e eu poder dar atenção especial aos detalhes!

Vingança, meninas... Vingança ! :D

2 comentários:

  1. Hahahaha Aline nós te adoramos um dia iremos fazer uma matéria sobre ti hehehehe só não vale ficar vermelha blz.
    Abs Deivid (Fantomaas)

    ResponderExcluir
  2. AHAHAHAHAHA

    Que nada, de mim não... Morro de vergonha! kkkk

    ResponderExcluir