Páginas

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Patriotismo ... [1]

... apenas na Copa do Mundo. (?)

Confesso que penso, e muito, sobre qual rumo deve tomar este artigo. O irônio, que repudia o 'falso' patriotismo / o 'patriotismo temporário' ou o modo como o Futebol Brasileiro mexe com todo um país, crianças, jovens, idosos e até mesmo quem não gosta ou não acompanha futebol.

Então vamos por partes: primeiro a crítica.

É incrível como em épocas de Copa do Mundo, podemos ver em diversos locais bandeiras e mais bandeiras do Brasil. Ruas enfeitadas, camisas da seleção canarinho espalhadas pela cidade e os mais variados artigos com as cores da seleção Brasileira.

O que me entristece é a relativa hipocrisia de muitos. Apenas em Copas do Mundo temos orgulho de sermos Brasileiros? Apenas no futebol vestimos nossa camisa e adoramos nossa pátria? E nos outros assuntos, outros aspectos?


Porque o que vemos, sempre, em qualquer época do ano é a super-valorização do estrangeiro.
Não, não levanto a bandeira da Xenofobia (longe disso) mas é tão desanimador perceber que até os BRASILEIROS dão valor exarcebado ao que vem de fora, preferem viajar para fora do Brasil, conhecem EUA, Espanha, França etc. mas nunca nem se quer conheceram as Cataratas do Iguaçu, o Cristo Redentor, as praias nordestinas e o MARACANÃ (!!!!).

É contráditório ir as ruas nessas épocas de Copa... Os Brasileiro saem do 'armário' (no bom sentido, claro!) e resgatam o espírito Brasileiro, o amor pelo país.

Mas e agora que a Copa acabou para o Brasil?

Sabe o que vai acontecer?

Um grande número de pessoas vai reclamar que o Brasil foi eliminado e SÓ reclamam porque perdem a 'folga' característica dos dias de jogos do Brasil, um número maior ainda dirá 'não estava torcendo pro Brasil mesmo' e uma pequena parcela sofrerá, uma dorzinha chata, incômoda, que não faz morrer, mas dá uma sensação de vazio por dentro.

E os jogadores? Vão bem, obrigada. Ganhando seus milhões na Europa e pouco 'se lixando' para o Brasil.

Para finalizar a matéria...
Patriotismo é o sentimento de amor e devoção à pátria, aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão). Através de atitudes de devoção para com a sua pátria, pode-se identificar um patriota. (Wikipédia)

Admito, não sou a das mais patriotas, mas de torcer contra o MEU PAÍS, como muitos por aí, por motivos que prefiro nem citar (sem brigas e discussões no blog, por favor! ) vêem fazendo é Inaceitável, em minha modesta opinião... Queria direcionar um tempo pra falar sobre eles, mas fica pro próximo artigo.

E você? Conhece alguém com bandeira do Brasil na janela que se acha patriota? ISSO é ser patriota?

... sabe cantar (e, principalmente, entender) o Hino Nacional?

Clique ou fique curioso (a): (By: gargalhando.com)
.
. Vergonha, não?
.

3 comentários:

  1. Adoro as coisas que vc escreve... *-*
    bjao!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o artigo... Definitivamente, vc tem muito futuro pela frente... É uma síntese de como somos "vira-latas": acolhemos qualquer dono, mas quando nosso domínio é ameaçado, ficamos valentes e orgulhosos... Viva O brasil, mas sem exageros e hipocrisia... Bjs

    ResponderExcluir
  3. A Rádio Cultura de Santos Dumont-MG (www.radioculturasd.com.br), AM 1580 KHZ, fundada em 17 de agosto de 1948 passou a ser administrada, em 01/01/2010, pela Sociedade Mineira de Comunicação, empresa sediada em Juiz de Fora-MG:

    Diretor Artístico: Sérgio Rodrigues (Radialista, Jornalista e Advogado),

    Diretor Administrativo: João Begatti (Radialista, Contador e Professor),

    Diretor Comercial: Carlos Ferreira (Radialista e Técnico em Contabilidade),

    Gerente de Jornalismo: Alessandra Batista (Jornalista).

    Na internet:

    www.radioculturasd.com.br
    Perfil:

    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=10975237624584798666&mt=11
    Comunidade:

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97354075
    Twitter: http://twitter.com/radioculturasd

    Telefax: (32) 3251-6534

    Estúdio: 3251-1580

     

    Leia mais aqui no BLOG:


    www.carlosferreirajf.blogspot.com
    OBS: O departamento de esportes da Rádio Cultura está viabilizando uma parceria com uma importante EMISSORA de Juiz de Fora para a veiculação do Programa BOLA EM JOGO e as transmissões dos jogos do TUPI e do SPORT.

    ResponderExcluir